19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

ARRAIAL EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO CADA VEZ MELHOR.

Elesbão Veloso sediou encontro de Secretários Municipal de Educação para discutirem Programa Melhorias da Educação do Itaú Social.

Em Elesbão Veloso, o prefeito Rafael Barbosa recebeu Dirigentes Municipais dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação ADE GE4 e GE5 estiveram reunidos no encontro de Equipes Técnicas.

Dirigentes Municipais dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação ADE GE4 e GE5 estiveram reunidos no encontro de Equipes Técnicas Municipais, para discutir e aprofundar sobre o papel e a importância das equipes técnicas no acompanhamento das aprendizagens dos estudantes, bem como observar os resultados obtidos através das situações avaliativas de língua portuguesa realizada em 09 municípios do Piauí.

Em momento cheio de aprendizagem as equipes foram recepcionadas na cidade de Elesbão Veloso pela anfitriã Reisinha Secretária Municipal de Educação e pelo Prefeito Rafael Barbosa.

Que fatores estão associados ao sucesso de uma rede de ensino ao promover a aprendizagem dos estudantes? A resposta a essa pergunta passa por muitas nuances, mas alguns elementos são recorrentes no que diz respeito à atuação da escola: um currículo viável e incorporado por professores; formação docente em serviço, com colaboração entre pares; uma liderança escolar eficaz; equipe escolar com altas expectativas, com metas concretas/viáveis e mecanismos internos de acompanhamento; envolvimento das famílias, estudantes e comunidade; ambiente escolar propício ao aprendizado.

Para que toda escola seja capaz de avançar nessas frentes, a atuação sistêmica da rede de ensino é crucial.

Para que o atendimento escolar proporcione uma aprendizagem equitativa, é preciso que se considerem diferentes fatores relacionados ao funcionamento das secretarias de educação.

O contexto

O direito à educação ainda não se encontra plenamente concretizado para grande parte da população. São muitas as crianças, adolescentes e jovens sem a oportunidade de uma aprendizagem de qualidade, relevante e equitativa. Dados divulgados pelo pela PNAD/IBGE apontam que, apesar de termos 94,2% de cobertura do atendimento escolar para crianças de 4 a 17 anos, 2,5 milhões de crianças e jovens estão fora da escola. No que diz respeito à leitura e à matemática, menos da metade dos alunos atingem níveis de proficiência considerada adequados ao fim do 3º ano do ensino fundamental (45,3% em leitura e 45,5% em matemática), sendo que os piores resultados ficam nas redes municipais.

As razões para que o direito a educação não seja plenamente vivenciado são complexas e possuem raízes históricas, sociais, econômicas e culturais. Apesar disso, é possível e urgente seu enfrentamento. Nesse sentido, a melhoria da educação pública é uma prioridade. E seu ponto de partida é o fortalecimento das secretarias de educação.

Finalidade

O programa Melhoria da Educação proporciona formação continuada para gestores educacionais. As formações abordam tanto o eixo da gestão pedagógica quanto o da gestão administrativo-financeira. Dessa forma, os profissionais se preparam de maneira ampla para desempenhar suas funções. Os princípios do programa são:

Aliar teoria e prática;

Partir “da” e valorizar a experiência do território;

Ressaltar o protagonismo das equipes das secretarias de educação na realização dos trabalhos;

Promover colaboração e troca de experiências inter e intra territórios;

Articular parcerias valorizando diferentes conhecimentos;

Promover a redução das desigualdades na aprendizagem.

Participaram da equipe técnica de Arraial a Dirigente municipal de Educação Maria da Guia Borges, a coordenadora da educação infantil Ivanete Sousa e Coordenadora do Ensino Fundamental e Programa Melhoria da Educação do Itaú Social Ana Cristina Borges.

Na ocasião todos receberam formação técnica.