20 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

NOVEMBRO AZUL

Câncer de próstata é tema de palestra de conscientização em Arraial

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, depois do de pele não melanoma, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para conscientizar a equipe multiprofissional sobre este quadro, na terça-feira (16), A Secretaria Municipal de Saúde de Arraial, promoveu uma série de palestras acerca do tema central da campanha Novembro Azul.

O que é a próstata, fatores de risco, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata – considerado um câncer da terceira idade, já que possui maior prevalência em homens a partir de 65 anos – foram apresentados pelos médicos Andery Benvindos e Aldemes Barroso. Com participação de Enfermeiras e técnicos da saúde.

O Prefeito Aldemes que também é medico, disse; estamos felizes com a casa cheia e parabenizamos o Dr. Andrey e toda a Equipe da Saúde que organizou o evento. Ressaltou ainda a importância da palestra a informação a consequente prevenção de doenças, entre elas o câncer de próstata, temos que prevenir cuidar enquanto a tempo, pois na fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Já na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal. O tratamento para a doença localizada pode incluir cirurgia, radioterapia ou tratamento hormonal. A escolha do tratamento adequado deve ser definida de forma individualizada e com médico especialista, enfatizou Aldemes. Dr. Andrey Benvindos comandou a palestra com um auditório lotado em sua maioria homens que ouviram atentamente as explicações dos especialistas.

A secretária de Saúde agradeceu a presença do palestrante e disse está a disposição para tirar quaisquer duvida que alguma pessoa tenha sobre o tema.

Fonte: Dario Santos