24 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

PREFEITO PARTICIPA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

SEMED, ICEP e ITAÚ , realizam acompanhamento Pedagógico.

A Secreteria Municipal de Educação SEMED por meio do Instituto Chapada de Educação – ICEP e ITAÚ realizam nesta segunda feira 29-08-22 o acompanhamento pedagógico presencial na Escola Municipal Maria Barbosa, com a presença do prefeito Aldemes Barroso, diretora pedagógica Elisabete Monteiro, da Coordenadora pedagógica Janara Botelho.

O acompanhamento pedagógico é constante e acontece diante da necessidade de melhorar a qualidade do ensino e promover a inserção de atividades no currículo e na didática pedagógica, além de aspectos pedagógicos, os profissionais procurarão discutir ações teóricas e práticas que norteiam a educação municipal, disse a Secretária Daguia Borges.

Os professores também podem se beneficiar significativamente com a estratégia, uma vez que eles entendem quais são as dinâmicas de cada estudante. A partir disso, é possível definir ações mais eficientes para atingir os objetivos do processo de ensino e aprendizagem, melhorando como um todo o rendimento educativo. Para que o acompanhamento pedagógico realmente funcione e seja produtivo, é fundamental inclui-lo no plano de aulas e conciliá-lo na grade curricular. Isso evita a sobrecarga do educador, que pode estabelecer um melhor planejamento, conseguindo atender cada vez mais alunos no dia a dia, disse o prefeito Aldemes.

A seguir, veja mais vantagens de investir em acompanhamento pedagógico no dia a dia da escola.

Esse esforço por parte da equipe pedagógica da escola agrada também a família do estudante, que passa a ter mais confiança no desenvolvimento da aprendizagem. Quando a instituição escolar não oferece à alternativa, geralmente os pais acabam buscando serviços de reforço por fora. Sendo assim, o acompanhamento se torna uma ferramenta importante para aproximar os parentes e responsáveis do ambiente educativo.

Quais são as vantagens do acompanhamento pedagógico?

O acompanhamento pedagógico proporciona ganhos para os estudantes, que passam a ter um auxílio a mais em disciplinas e conteúdos que sentem dificuldade. Além disso, os alunos também são estimulados a desenvolver habilidades socioemocionais importantes para a melhora do seu relacionamento interpessoal.

Otimiza o desempenho escolar

O apoio oferecido por professores otimiza o desempenho escolar dos alunos. Isso porque quando o estudante passa a ter esse tipo de orientação, ele se sente mais estimulado a se dedicar aos estudos, ficando mais confiante focado e sociável para dialogar sobre seus desafios de aprendizagem, como consequência, o índice de rendimento e aprovação tende a se elevar. Isso é bom tanto para a escola quanto para o aluno que recebe a atenção individualizada. Em contrapartida, a coordenação pode aperfeiçoar cada vez mais suas ações e elaborar novas abordagens para atender às necessidades específicas das turmas.