18 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

PREFEITURA DE ARRAIAL INVESTE NA MELHORIA DA EDUCAÇÃO

SEMED não mede esforços para melhorar a Educação Municipal

Estatísticas:

Para cada 1% a mais de jovens nas escolas Brasileiras, a taxa de homicídios cai 2% nos municípios. Este dado, levantado em estudo desde 2016 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que a educação é um passo fundamental para a redução dos assassinatos no país.

Você já tinha pensado nesta conexão? E que outras importantes mudanças sociais podem ser impulsionadas pela educação?

Uma associação comum está entre os anos de estudo e a renda de uma pessoa. Quanto mais tempo estudando, melhor será a remuneração como profissional. E essa ideia é real: segundo uma análise de 2018 realizada pelo Insper, um trabalhador com ensino superior completo recebe cerca de 5,7 vezes o rendimento de uma pessoa com até um ano de estudo aqui no Brasil.

Além de ser um elemento chave para que as pessoas consigam quebrar o ciclo da pobreza, a educação de qualidade também é um instrumento de emancipação e de empoderamento. Ela nos sensibiliza e nos conscientiza nos tornando pessoas mais conectadas conosco, com os outros e com o mundo.

Tanto que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento que regulamenta a prática da educação nas escolas brasileiras – é orientada por uma concepção de educação integral, pensando no desenvolvimento das crianças e dos jovens em todas as suas dimensões: intelectual, emocional, física, social e cultural.

Nestes poucos parágrafos, foi possível falar das relações da educação com a redução da violência, com a chance de melhores condições de emprego e com a criação de uma consciência transformadora. Com isso, quisemos mostrar o quanto à educação de qualidade é essencial para o progresso rumo a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Justamente por isso ela também faz parte desta lista.

Realidade:

Aqui em Arraial a SEMED vem procurando ampliar cada vez mais a oportunidade de levar mais jovens para a escola, melhorando as estruturas físicas existentes, ampliando a merenda escolar, transportes e investindo em tecnologia para melhorar o desempenho do Professor e do aprendizado.

Em uma live feita pela Secretária de Educação do Município Senhora Daguia Borges disse está apresentando para toda a comunidade escolar de Arraial uma plataforma com ambiente virtual de aprendizagem que vai auxiliar alunos e professores no processo de ensino com conteúdo, interação, controle de frequência e muitos outros mecanismos. Todos os esforços feitos no intuito de melhorar a nossa educação; finalizou a Secretária.