25 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

PREFEITURA INVESTE EM MELHORAMENTO GENÉTICO

Secretaria Municipal de Agricultura e CONAFER fazem inseminação de matrizes

O maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira está em Arraial, Piauí. Uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) por intermédio da Secretaria de Agricultura, realizou nesta quinta-feira 27/10 a inseminação de matrizes com sêmen de reprodutores P.O das raças Nerole e Girolando com o objetivo de melhorar o rebanho do município.

O que é melhoramento genético?

O melhoramento genético nada mais é do que uma ciência utilizada em plantas e animais para a obtenção de indivíduos ou populações com características específicas. Ou seja, é a seleção ou alteração intencional do material genético de seres vivos, visando o desenvolvimento de características desejáveis. É o caso de frutas sem semente, por exemplo.

Mas para entendermos como é possível alterar os genes de animais e plantas, precisamos entender o que são genes e onde eles se encontram. Um gene é um código que rege as nossas características e está presente em todos os seres vivos. Existem genes que determinam a cor dos olhos, da pele, do cabelo e muito mais!

Os animais e plantas também possuem genes. Os genes das plantas, por exemplo, definem a cor das flores e sua altura, e essas características são passadas para as suas sementes.

O melhoramento genético altera esses genes naturais e, consequentemente, as características do indivíduo. Quando se modifica geneticamente um animal ou planta, introduz-se um gene diferente do próprio indivíduo, resultando, assim, em um indivíduo modificado e herdeiro das características contidas no material genético introduzido.

Todos os genes, sejam humanos, vegetais, animais ou bacterianos, são criados a partir do mesmo material, por isso, os profissionais possuem uma enorme quantidade de características genéticas ao seu dispor, podendo até mesmo transferir genes de uma espécie para outra.

O que é melhoramento genético?