27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Prefeitura de Arraial lança Campanha Setembro Amarelo

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Nesta manhã de quarta feira, 13 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu mais uma ação da campanha setembro amarelo, roda de conversa sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida na UBS Bento José Francisco, na comunidade Chapadinha.

Equipe do CRAS e a Mobilização de adolescentes do Selo Unicef, realizaram uma Oficina de Acolhimento e Prevenção ao Suicídio com os adolescentes do NUCA como parte das ações da Campanha Setembro Amarelo. A ação teve como foco a sensibilização sobre os processos de adoecimento psíquico que podem surgir no cotidiano dos adolescentes como forma de prevenção ao suicídio. 

O lançamento da campanha setembro amarelo aqui no município de Arraial, iniciou com uma BLITZ pela vida, levando informações, reforçando a importância da empatia e valorização da vida ao mês de prevenção ao suicídio.

Dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

 O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.  

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. 

Dados sobre suicídio

 O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. 

 Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. 

Embora alguns países tenham colocado a prevenção do suicídio no topo de suas agendas, muitos permanecem não comprometidos. Atualmente, apenas 38 países são conhecidos por terem uma estratégia nacional de prevenção do suicídio. #saude mental se constrói todos os dias.

Fonte: Dario Santos