21 de Novembro de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

ALDEMES BARROSO recebe em Brasília prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq.

ARRAIAL É DESTAQUE NACIONAL!

O Prefeito Aldemes Barroso recebeu nesta quarta-feira, 12 de junho, em Brasília, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança. O prêmio é dado pela Fundação Abrinq aos 100 melhores prefeitos do Brasil no quesito políticas públicas para crianças e adolescentes. É com muito orgulho que o município é reconhecido nacionalmente pelo cuidado as crianças e adolescentes em todas as áreas e setores.

 O Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) tem por objetivo mobilizar, valorizar e assessorar tecnicamente os prefeitos e prefeitas que assumem a criança e adolescente como prioridade na gestão municipal, desenvolvendo políticas públicas e planos de ação voltados a defesa e efetivação de seus direitos, fortalecendo os mecanismos preconizados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Sua proposta metodológica é estruturada com base nos compromissos assumidos pelo Estado brasileiro na Seção Especial pela Criança da Organização das Nações Unidas (ONU), descritos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alinhando-se às diretrizes e planos setoriais vigentes, como o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Plano Nacional da Primeira Infância, Plano Nacional de Educação, dentre outros.

Pauta-se pelo compromisso político e atuação Inter setorial para o desenvolvimento de uma política articulada e qualificada, com apoio das ferramentas oferecidas, bem como pela constituição de uma rede em prol dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança mobilizou Prefeitos(as) para a implementação de ações em favor da criança e do adolescente, de modo articulado e integrado, com participação social e transparência, reconhecendo gestores de todo o País que fortaleceram o Sistema de Garantia de Direitos e melhoraram a vida de crianças e adolescentes.

Fonte: Dario Santos