17 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

MEIO AMBIENTE, É PRECISO CUIDAR.

A Prefeitura de Arraial e a Diretoria do Meio Ambiente estão implantando o VIVEIRO DE PLANTAS NATIVAS E FLORES no espaço do antigo matadouro. A equipe de obras e infraestrutura está providenciando os últimos detalhes para que o local esteja pronto para ser o centro de distribuição de mudas para o nosso povo com o objetivo da arborização de áreas degradadas e reflorestamento.

Esse Matadouro que nunca foi utulizado agora servirá para o viveiro de plantas nativas e flores e fica localizado no bairro Cidade Nova.

Meio Ambiente requer apoio da população.

Em breve será lançado o Projeto Plante uma Árvore é uma das ações que iremos intensificar.

Nosso objetivo é realizar o plantio de árvores em áreas públicas focado preferencialmente na recuperação florestal de matas nativas em áreas degradadas e em matas ciliares, aquelas que se formam nas margens de cursos d’água e são fundamentais para a manutenção da quantidade e qualidade da água.

A Diretoria do Meio Ambiente vai atuar em diversos biomas, dando especial atenção a nossa mata nativa.

Nossa proposta conta com parceiros do setor público e pessoas comuns, para facilitar o processo de plantio e manutenção das mudas nativas plantadas.

Será lançado um SELO.

A Diretoria de Meio Ambiente, certificará Agricultores ou pessoas que realizarem o plantio de árvores nativas ou que patrocinam ações de recuperação florestal com o Selo de Compromisso Ambiental “Plantador de Árvores”. Esse Selo indica que o agricultor ou pessoa investe em plantio de árvores e compensação ambiental.

Junto com o Selo “Plantador de Árvores”, o Agricultor ou pessoa também recebe o Certificado de Responsabilidade Ambiental.

Motivos para plantar árvores

Neutralização de Gases do Efeito Estufa (GEE);

Combate as mudanças climáticas;

Melhoria da qualidade da água;

Redução da erosão;

Aumento da fertilidade do solo;

Melhoria na ciclagem de nutrientes;

Fornecimento de alimento, abrigo e água para a fauna silvestre.

A Importância de plantar arvores

Para os Animais

As árvores são fundamentais para a alimentação, proteção e habitat de diversos animais.

Para o Ambiente

Elas ajudam a disseminar o som, evitando um alto índice de ruído e poluição sonora.

Para a Segurança

Proteger comunidades das chuvas, evitando erosões e inundações.

Para a Saúde

As árvores filtram o ar, absorvendo gás carbônico e liberando oxigênio para meio ambiente. Além disso, elas promovem habitat para diversas espécies da fauna, evitando que possíveis transmissoras de doenças entrem em contato com os seres humanos.

Para o ecossistema

As árvores são essenciais para o equilíbrio do ecossistema de modo geral, pois atuam em processos ecológicos, como nos ciclos hidrológicos e de fixação de nitrogênio.

Para o solo e rios

É a forma de proteção mais eficaz para evitar erosões, além de atuarem na fertilização dos solos.

Para o Clima

São fundamentais para o equilíbrio da temperatura do planeta, evitando o aquecimento global.