20 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

EDITORIAL

A palavra Ética vem do grego, que significa “aquilo que pertence ao caráter”,

Nos dias atuais observam-se várias denúncias sobre ações que condenam a má gestão dentro do âmbito público em todas as esferas. Nesse conjunto, a atuação na gestão pública tem de cumprir a lei e lembrar-se do conhecimento na abordagem das estruturas que devem nortear sua ação. É importante cumprir-se a ética e seus princípios como fundamentos para a gestão pública, ter como instrumento a transparência, que possui mecanismos para basear a prática e garantir melhor eficácia nos resultados adquiridos na aplicação dos recursos e no atendimento da população.

A opção da escolha dos governantes através das eleições vem sendo notada quanto a sua eficácia, como um mecanismo para garantir o trabalho em função dos interesses da população por parte dos eleitos. O esforço e a importância do acesso às informações, para que assim sejam feitas escolhas cada vez mais adequadas, de forma a eleger pessoas capazes de conduzir com eficácia os recursos de interesse da população, especialmente no uso e aplicação dos recursos financeiros recebidos com os tributos. A utilização de meios para informar a população de forma clara, referentes à conduta do gestor público, de modo que possam ser abrangidas pela população comum. Envolver nesta medida um mecanismo hábil, tanto para a prática administrativa do gestor público, quanto para aumento da credibilidade do eleitor na pessoa do político, indicando possibilidades de um máximo desenvolvimento para a população, logo com ganho democrático para a política. Tendo em vista o exposto sobre as vantagens de desenvolvimento de uma gestão pública com responsabilidade, dito isto com o objetivo corroborar a aplicação da ética como fundamento da gestão pública. Ainda, identificar modelos de gestão pública de sucesso e mostrar os benefícios da internet como ferramenta de transparência na gestão pública.

A palavra Ética vem do grego, que significa “aquilo que pertence ao caráter”, muitas das vezes pode ser confundido com lei, porém a lei é criada com base nos princípios éticos. Diferente da lei, nenhum cidadão pode ser constrangido pelo Estado ou por outras pessoas por não cumprir as normas éticas, mas a lei pode ser omissa quanto aos assuntos que tem abrangência da ética.

Desde o início da humanidade o homem necessitou viver em grupos e em cada época foi-se criando um modelo de comportamento, tendo como base o respeito, a lealdade, a honestidade, a responsabilidade e a justiça, de acordo com a cultura.

Têm-se um Gestor honesto, transparente, leal e trabalhador, o que faz a oposição? Criticas meramente por criticar? Não somos infalíveis, somos humanos, passiveis de criticas, mas apresentem a solução, se não vai ficar somente na critica.

Aldemes está cumprindo todos os requisitos legais para uma boa gestão. “Essa gestão é como um Comandante de um pequeno barco a navegar em mar aberto, diante de uma tempestade cheia de intemperes, rodeados de feras famintas, alguns tripulantes preocupados em salvarem-se, outros em sua grande maioria através da lupa enxergam terra firme”. E o Capitão resolve remar contra a maré para que seu barco chegue com segurança em aguas calmas. Estamos confiantes no comandante, preparado, competente, destemido, integro que quer apenas o melhor para seus comandados.

 

Fonte: Dario Santos