29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

PREFEITURA INSTALA APARELHO DE RAIOS-X ODONTOLÓGICO

UBS DO BAIRRO PEQUIZEIRO GANHA APARELHO DE RAIOS-X ODONTOLÓGICO

A Prefeitura de Arraial está ampliando e modernizando a atenção à saúde bucal da população com a instalação de um equipamento específico para Raios-X (radiologia odontológica). O equipamento adquirido pela Prefeitura de Arraial para a Secretaria de Saúde foi instalado na Unidade Básica de Saúde, (UBS) do bairro Pequizeiro, O novo serviço irá beneficiar os usuários do SUS no município de Arraial e vai evitar deslocamentos que antes eram feitos em Floriano ou Teresina.

Segundo dados da coordenação de saúde bucal do município, anualmente são necessários vários exames de Raios-X odontológico na rede municipal de saúde, porém tinha que se deslocar ate Floriano ou Teresina, onde o procedimento é necessário para confirmar diagnósticos de problemas detectados nos consultórios. O exame é realizado na UBS do bairro Pequizeiro e está disponível para os Arraialenses.

Estrutura. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Arraial dispõe de dentistas que prestam atenção primária à saúde bucal de parte da população.  A atenção primária inclui restaurações, extrações, periodontia básica (tratamento de gengivas), diagnóstico bucal e prevenção. A Secretaria ainda desenvolve ações para prevenção de câncer bucal.

De acordo com o Prefeito Aldemes desde janeiro de 2021, a Prefeitura adotou uma série de medidas para a melhoria da atenção à saúde bucal da população em Arraial.