19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

PREFEITURA DE ARRAIAL APOIA CAMPANHA PARA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA.

Diretoria de Meio Ambiente iniciou a campanha “ECONOMIZA AI”

A Prefeitura de Arraial por meio da Diretoria de Meio Ambiente iniciou a campanha "ECONOMIZA AI" e estará realizando postagens nas redes sociais com dicas de como economizar energia. Então, se você quer dar aquela REDUZIDA na sua conta de ENERGIA, se liga nas dicas.

Sem dúvidas, este período de quarentena está sendo atípico para quase todo mundo. Uma das principais mudanças foi no tempo em que passamos dentro de casa, com escolas, universidades fechadas e o home-office. Dessa forma, o consumo de energia nas residências e apartamentos aumentou, podendo ficar até 10% mais caro. E um gasto que antes era razoável, pode significar terminar o mês com a conta no vermelho. Assim, pode surgir a dúvida: “como economizar energia em casa?”.

Para responder a essa pergunta, vamos mostrar 7 maneiras de economizar energia elétrica em casa, que irão ajudar a reduzir seu gasto.

Dica 1: Fontes de alimentação

Atualmente, toda família possui pelo menos alguns dispositivos eletrônicos recarregáveis. Smartphones, notebooks entre outros, são alguns exemplos.

Porém, quando conectados à tomada, carregadores de bateria consomem energia mesmo quando não conectados ao dispositivo.

O consumo não é tão alto, mas não deixe equipamentos na tomada o mês inteiro, nem mesmo como carregar o notebook com a bateria cheia, é o mesmo que deixar o chuveiro ligado sem ninguém para tomar banho.

Dica 2: Iluminação

Boa parte da energia que é consumida nas residências vem da lâmpadas que são usadas para iluminar o ambiente. Com certeza, ninguém quer abrir mão de um ambiente iluminado.

Porém, em muitos lugares, as lâmpadas utilizadas não são tão eficientes, e desperdiçam energia na forma de calor. Evite lâmpadas incandescentes, e procure utilizar lâmpadas fluorescentes de baixa potência ou LEDs.

Outra medida simples, mas eficiente, é limpar os lustres regularmente. Manter eles livres de poeira e insetos faz com que a luminosidade das lâmpadas seja melhor aproveitada.

Dica 3: Stand-by

A função stand-by que era pra ser uma dos aliados na correria do dia-a-dia, pode se tornar a vilã quando falamos do consumo de energia. Da mesma forma que no caso das fontes de alimentação, aparelhos DVD, vídeo-games, computadores, microondas e televisores, consomem energia quando estão no modo stand-by. O consumo varia de aparelho pra aparelho, mas imagina o quanto você já consumiu por nunca ter tirado a máquina de lavar da tomada!

Para lidar com esse problema, o simples hábito de remover os eletrodomésticos como televisão e microondas da tomada quando não estão sendo utilizados é suficiente para economizar energia em casa.

Dica 4: Aparelhos com bateria

Hoje em dia, muitos dispositivos podem ser usados sem estarem conectados à rede energia. Mesmo assim, a energia que é gasta nesses dispositivos é paga, seja através de baterias que precisam ser repostas ou quando são conectados na tomada para recarregar. Por isso, sempre que não for utilizar algum desses dispositivos, lembre-se de desligá-lo, e no caso dos computadores, de atualizar o Windows antes!

Dica 5: Geladeira

Aparelhos que fazem algum tipo de mudança de temperatura, seja uma estufa elétrica ou geladeira, precisam de muita energia para executar a sua função. Mas, mesmo estando ligadas o tempo todo, é possível diminuir o consumo controlando a sua potência. A maioria das geladeiras possuem níveis de resfriamento, e em épocas mais frias do ano, os níveis mais baixos são suficientes para conservar o alimento. Essas mudanças periódicas garantem um uso mais eficiente das geladeiras e reduzem boa parte do consumo. Além disso, manter a geladeira o mais longe possível de fontes de calor, como o fogão e forno elétrico, evita um consumo exagerado de energia.

Dica 6: Ar-condicionado

Em épocas mais quentes, o ar-condicionado vira o melhor amigo do homem, e pode ser a diferença entre ter um dia produtivo ou reviver aquele cansaço dos dias quentes. Portanto, é importante priorizar os momentos em que a utilização do ar-condicionado é essencial. Seja na hora de descansar, na hora do trabalho, escolha os horários que mais se encaixam às suas necessidades. Como esse é um dos aparelhos que mais consomem energia, é bom lembrar que todo esse conforto tem um preço.

Então evite usar o ar-condicionado em ambientes abertos, isso prejudica o potencial de resfriamento do ambiente. Temperatura muito baixas significam um maior esforço para reduzir a temperatura local, por isso opte sempre por temperaturas medianas e que sejam agradáveis. Alguns aparelhos possuem a função de desligamento automático quando atingem a temperatura ideal, certifique-se que essa função está funcionando ou faça o controle manualmente. Ah, e não se esqueça de fazer a manutenção dos filtros! Todas essas atitudes contribuem para economia de energia em sua residência ou empresa.

Dica 7: Contrate uma empresa

Muitas empresas prestam consultorias sobre o consumo de energia residencial e industrial, esses serviços são focados em análises do consumo local, e como ele pode ser reduzido sem que haja perda na qualidade de vida.

São feitos estudos sobre o consumo de cada equipamento, e quanto cada um deles representa no final do mês, e dessa forma, é possível fazer uma inspeção cirúrgica do que te faz gastar tanto com energia no final do mês.

Outro ponto interessante é a reeducação na forma com que ocorre o consumo de energia, você já tinha parado pra pensar que deixar um aparelho na tomada é quase o mesmo que deixar uma torneira aberta desperdiçando água? Por isso é necessário a conscientização sobre o consumo de energia, as formas de reduzi-lo e os impactos ambientais que ele proporciona.