26 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

PREFEITURA APOIA MUTIRÃO DA CATARATA

Secretaria Municipal de Saúde de Arraial acompanha pacientes para triagem do mutirão da catarata.

A Secretaria Municipal de Saúde de Arraial está realizando o Mutirão da Catarata, procedimentos cirúrgicos de catarata, através dos mutirões de cirurgias eletivas. 

Acompanhamos em Floriano os pacientes para avaliação oftalmológica na triagem que antecede a realização dos procedimentos cirúrgicos em Mutirão de Catarata. A ação está beneficiando e transformando a vida de tantas pessoas que vão enxergar melhor. A Secretaria Municipal de Saúde tem buscado prestar assistência de qualidade e conforto aos nossos pacientes. A Prefeitura disponibilizou transporte para as pessoas cadastradas no sistema único de saúde SUS e encaminhadas para Floriano. “Estes procedimentos, além de levar a assistência médica de alta qualidade para pessoas de todo o município, desafoga a rede de saúde e ajuda a reduzir a fila de espera da regulação”, destaca a gestora. 

As cirurgias estão sendo realizadas de Norte a Sul do Piauí e trarão mais qualidade de vida para 8.623 mil piauienses. “Depois de um ano difícil, no qual não pudemos realizar este tipo de procedimento, conseguimos retomar as cirurgias ainda no mês de julho e vamos levar até o final do ano para todos os territórios de saúde”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Floriano (815 vagas) – triagem (25/26/27/28 de outubro) – cirurgias (09/10/11/12 de novembro) Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, dos mutirões de cirurgias da Sesapi, os pacientes precisam procurar a secretaria municipal de Saúde de sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem onde são examinados para saber as necessidades ou não de cirurgia.

“As vagas são para as pessoas de 60 anos ou mais, que estão inseridas na regulação, nesta primeira fase, mas aqueles que apresentam algum problema de saúde na visão podem procurar a secretaria de seu município e se informar sobre a triagem, já que as vagas foram pactuadas por regiões de saúde”, explica a diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joselma Oliveira.

Fonte: Dario Santos