19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

I CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Intercambio entre os municípios de Arraial, Francisco Ayres e Cajazeiras do Piauí, fazem I Conferencia Intermunicipal de Educação

Foi realizado em Arraial nesta sexta feira 29/10/21 a I CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  ADE GE4 PI, Dos Municípios de Arraial, Francisco Ayres e Cajazeiras do Piauí com o tema Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira.

O evento teve a participação do Prefeito de Arraial Dr. Aldemes do vice-prefeito Dr. Borges, vereadores Edio e Alice Paz, da Prefeita de Francisco Ayres Eugenia Nunes, do vice-Prefeito de Cajazeiras do Piauí Senhor Luciano, onde enfatizaram a importancia do tema inclusão para a sociedade brasileira. Houve uma apresentação cultural realizadas pelos alunos especiais da Escola Municipal Maria Barbosa, dirigida pela Professora Maria do Ó e coordenadora Maria Gorete. Em seguida foi realizada a leitura do Regimento pelas Secretarárias de Educação de Francisco Ayres e  Cajazeiras do Piauí, que foi aprovado pelos presentes. Foram realizados grupos de trabalhos para apreciação do tema proposto no documento de referencia que foi estruturado por eixos e sub-eixos embasado no plano municipal de Educação. Finalizando ocorreu a plenaria mediada pelo conferencista Antonio Silva Coordenador e Articulador do arranjo ADE GE4, elegendo os Delegados que irão receber a missão de representar os municipios na Conferencia Estadual no ano de 2022. 

Conferência Intermunicipal de Educação, que aconteceu na Unidade Escolar Silvestre Rocha em Arraial, tendo como parceira na organização a Secretaria Municipal de Educação de Arraial – SEMED com apoio das Secretarias Municipais de Educação das Cidades de Francisco Ayres e Cajazeiras do Piauí.

A conferência teve como tema principal: “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”. Contou com palestra de abertura proferida pelo Prefeito de Arraial Aldemes Barroso que além de ser Médico é Professor também, em seguida discussão dos eixos a partir dos Planos Municipais de Educação em salas virtuais com coordenadores, e, apresentação dos debates.

A referida Conferência Intermunicipal de Educação, é uma das atividades preparatórias para a IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022 – evento a ser realizado em novembro 2022 que visa canalizar as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com os Poderes Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação.Os profissionais de educação dos Municípios de Arraial, Francisco Ayres e de Cajazeiras do Piauí, encerraram com muito sucesso a Conferência Intermunicipal de Educação DISSE A Secretária de Educação Daguia Borges.

OBJETIVOS:

Conferência Intermunicipal de Educação, etapa preparatória terá por objetivo mobilizar os setores e segmentos da Educação regional na discussão dos eixos da conferência nacional a partir dos planos municipais de educação, bem como, apresentar os debates realizados na construção de um documento que apresente as ações futuras para o setor educacional, em busca da “Inclusão, Equidade e qualidade: compromisso com o futuro da Educação Brasileira”. 

Fonte: Dario Santos