29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Secretaria de Saúde de Arraial realiza a 8ª Conferência Municipal de Saúde e a 1° Conferência de Saúde Mental.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde (8ª CMS), organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Arraial e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi realizada nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro, no Ginásio Poliesportivo Oceone Borges da Escola Municipal Maria Barbosa. Nesta edição, em consonância com a 1° Conferência de Saúde Mental.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.

A etapa municipal preparou propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão Arraial, garantindo e fomentando a participação da população.

O SUS, apesar da sua curta existência de 30 anos, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo um exemplo de inclusão e transformação. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS nasceu da reforma sanitária e dos movimentos populares, sendo criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros.

Dia15 de Dezembro de 2021,foi realizado a 8° Conferência Municipal de Saúde e a 1° Conferência de Saúde Mental, no municipio de Arraial com a finalidade de avaliar a situação de saúde da população Arraialense, a estrutura das Redes de Serviços de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.