02 de Julho de 2022

Notícias

Programa Saúde na Escola – PSE

Uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e da Educação.

O Programa Saúde na Escola – PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. O PSE é uma política Inter setorial da Saúde e da Educação instituída desde 2007, pelo Ministério da Saúde. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Nesta terça 16, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, coordenada pela Doutora Ohana Benvindo visitaram a escola Tia Quinquinha localizada na Rua Moisés Lopes no centro levando serviços odontológicos palestras, atualizando os serviços de saúde bucal, pesagem e medição da altura dos alunos, dinâmicas e muita conscientização. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e da Educação. 

A secretária Municipal da Educação, Daguia Borges, acompanhou as atividades na Escola Tia Quinquinha. Para ela, essa parceria entre as pastas traz inúmeros benefícios aos alunos. “Devemos sempre aprimorar nossas ações educativas. Cuidar da saúde das nossas crianças também é responsabilidade da Educação, juntos construiremos uma educação fortalecida e saudável”, enfatizou Daguia. 

No dia que é celebrado o Dia Mundial da Saúde, as crianças tiveram um dia com programação diferente nas escolas. “atividades de saúde bucal, com distribuição de kits da saúde bucal”. Como complemento ao tema principal, as equipes da área de saúde bucal trabalharam as boas práticas de higienização com as crianças, como a escovação e conscientização dos cuidados com a boca, de forma lúdica e educativa.