25 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

ARRAIAL PARTICIPA DA 17ª MOSTRA BRASIL AQUI TEM SUS EM CAMPO GRANDE MATO GROSSO DO SUL.

Doutora Ohana Benvindo fará uma apresentação da experiência exitosa na área de odontologia.

A “17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS –” promove o encontro, a troca de experiências, a construção de novos conhecimentos e o aprendizado entre trabalhadores e gestores da saúde no âmbito municipal. Consiste na apresentação de experiências de impacto positivo para o SUS em todo o Brasil.

O Prefeito de Arraial Aldemes Barroso acompanhou a Secretária Municipal de Saúde Rosário juntamente com a Doutora Ohana Benvindo, na 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS que movimentou todos os estados brasileiros no compartilhamento de experiências.

Doutora Ohana Benvindo apresentou um trabalho de experiência exitosa na área de odontologia e na oportunidade foi feita a apresentação de um livro onde o Prefeito Aldemes também é um dos autores.

Durante os dias 12 e 13 de julho, profissionais das cinco regiões do país estiveram reunidos na UNIDERP de Campo Grande, para contar e ouvir sobre experiências que demonstram a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de lidar com os desafios cotidianos, como também de responder à maior crise sanitária da atualidade.

Foram 336 relatos apresentados durante os dois dias, que se traduzem em um recorte do trabalho desenvolvido nos territórios, lugar onde se evidencia a diversidade da construção política do SUS.

Os COSEMS são atores centrais na Mostra Brasil, aqui tem SUS por promoverem os encontros estaduais e movimentarem os municípios, o que possibilita mobilizar os profissionais para inscreverem seus trabalhos, qualificar a exposição das experiências, como também avaliar e selecionar as de maior destaque para compor a Mostra em âmbito nacional. O evento é um incentivo para os técnicos e os gestores dos municípios mostrarem o seu trabalho no estado e no Brasil, através das experiências selecionadas. É de grande valia para a saúde pública de nosso país ver a realidade de vários territórios, na região Nordeste; 1.139 trabalhos. Piauí – 113 trabalhos inscritos. Arraial 1 trabalho inscrito.

Os trabalhos selecionados na Mostra foram organizados de acordo com duas modalidades, que se dividiram em diferentes temáticas. A modalidade busca contemplar as experiências desenvolvidas por equipes de trabalhadores e de gestão no âmbito dos municípios.