01 de Maio de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Prefeitura realiza jornada pedagógica da rede municipal de ensino

E subtema: acolher e educar: práticas Basilares para a aprendizagem.

Começou a Jornada Pedagógica 2023! De 6 a 8 de fevereiro, todos os profissionais da educação estarão reunidos para promover reflexões e debates em torno das propostas pedagógicas da educação básica. Serão realizadas palestras e oficinas diversas, contemplando as diferentes etapas e modalidades de ensino, promovendo um “aquecimento” para o início do período letivo. Acompanhe a programação.

Nesta manhã foi realizada a abertura da jornada, que nesse ano tem como tema “Os desafios da educação: gestão de sala de aula, construindo caminhos para aprendizagem significativa”. E subtema: acolher e educar: práticas Basilares para a aprendizagem.

Qual o objetivo de uma jornada pedagógica?

A Jornada Pedagógica na Rede Municipal de Ensino se configura como um momento de “aquecimento” para o início das aulas em um novo Ano Letivo. O evento aborda um tema atual e necessário ao momento, a cada ano. São realizadas palestras e oficinas diversas, contemplando as diferentes etapas e modalidades de ensino.

Para que o ano letivo seja o melhor possível, um planejamento que envolve equipe técnica, gestores escolares e professores é essencial. A Semana Pedagógica ou Jornada de Planejamento, como são chamados os dias de reunião com os profissionais da educação que ocorrem antes do início das aulas, tem um grande valor sobre a qualidade do atendimento oferecido aos estudantes.

Momentos coletivos e em pequenos grupos
Inclui na programação momentos coletivos para informes e discussões, mas também situações em que os participantes se dividam em grupos conforme a etapa de ensino em que trabalham (educação infantil e ensino fundamental), a ocupação que têm (gestores escolares e professores) ou a dedicação para mesmas áreas do conhecimento (língua portuguesa, matemática, educação física, etc). Organiza se o horário de trabalho para cada um, os espaços que ocuparão para realizar as discussões e as temáticas abordadas: assim será possível potencializar a troca de experiências entre os pares e abordar questões específicas dos profissionais. Esse formato pode ser adotado ao longo do ano, em outras situações formativas.

As Escolas do Município de Arraial estão todas reformadas, equipadas, preparada para o ano letivo, depois da jornada pedagógica será dada de fato a largada para o ano letivo de 2023.