17 de Outubro de 2021

Notícias

PREFEITURA APOIA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Setembro amarelo - mês da prevenção do suicídio

Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.

Ao mesmo tempo em que há muita discussão sobre o tema e que são organizadas caminhadas, durante esse mês alguns locais são decorados com a cor amarela. Assim, já foram iluminados de amarelo o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, entre outros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.

É por isso que “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas. 

Outras campanhas de saúde, como o Outubro rosa e Novembro azul, também utilizam cores como forma de alerta e de identificação sobre as questões que abordam.

Se pensar em suicídio busque ajuda
É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda. O ideal é um acompanhamento psicológico, além do apoio da família e dos amigos. Para isso, é essencial que as pessoas consigam falar sobre o que sentem.

Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV).

Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso.

O site do CVV é www.cvv.org.br.

A Campanha Setembro Amarelo visa a Prevenção ao Suicídio e a Valorização da Vida, sendo o dia 10 de setembro o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”.  A pandemia de COVID-19 resultou no agravamento de doenças relacionadas à Saúde mental, como ansiedade e depressão. Determinados comportamentos sinalizam um quadro perigoso e que necessita de cuidados: isolamento emocional e social, ausência de comunicação, irritabilidade atípica, alterações no sono, sintomas físicos que não se associam a nenhum diagnóstico médico. É PRECISO AGIR! Acolher o outro e ouvi-lo com empatia e sem julgamentos, respeitando seu sofrimento e sua história de vida. Busque a ajuda de um profissional de Saúde Mental. Dispositivos de Ajuda: CAPS – Centro de Atenção Psicossocial Hospitais e Postos de Saúde CVV – Centro de Valorização da Vida – Ligue 188 CRAS – Centro de Referência de Assistência Social Plataforma “Pode Falar” (para pessoas de 13 a 24 anos) – https://www.podefalar.org.br/